Em 2019, mercado de nutrição esportiva poderá crescer 15%.
As marcas que são destaques no mercado nacional da nutrição esportiva. 

A informação é da ABENUTRI, Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais, que em 2018, somente o setor de Sport Nutrition, uma das quatro divisões deste mercado vitorioso, que ainda inclui: Wellness, Perda de Peso e Nutrição Cosmética, faturou aproximadamente R$ 2,24 bilhões, um crescimento de 12% em relação ao ano de 2017. A expectativa é de 15% em 2019.

Ainda que tivesse um freio, quando em 2012, este mercado atingiu o pico de 21%, e a partir dos anos seguintes ocorreu uma redução neste percentual, o presidente da ABENUTRI, Marcelo Bella, que também ocupa o cargo de CEO da Black Skull, destaca que existe um avanço em relação ao consumo de produtos deste segmento de mercado. Ele estima que nos próximos 5 anos, existe a possibilidade de um crescimento considerável, visto que os consumidores destes produtos, reforcem os seus anseios por qualidade de vida e melhora nos desempenhos das atividades esportivas. Ele ainda destacou que, no ano de 2024, com a regulamentação da ANVISA, aprovada em 2018, que teve a participação da ABENUTRI, veio, através das suas regras, possibilitar acessibilidade do Target a suplementos seguros e de alta qualidade. Ele acredita que haverá mais investimentos no Brasil neste setor, tendo como base a nova gestão político-econômica, o quê vai possibilitar importações, novas fábricas no país e a compra de mais insumos.






Hoje no Brasil, existem mais de 11 mil pontos de venda, onde são comercializados  mais de 500 marcas pertencentes a 100 empresas, as quais 70 % nacionais e 30 % importadas. Uma diferença monstruosa, quando comparado ao mercado norte-americano, que fatura algo em torno de US$ 7 bilhões anuais, com a expressiva estatística de 4 mil marcas para revenda  e com 100 mil pontos de venda. Os suplementos e produtos de nutrição esportiva não são esteroides ou anabolizantes. Ao contrário dos que pensam que não traz benefícios a saúde de quem os consome, elas ajudam tanto aos atletas e pessoas comum, que buscam qualidade de vida, alta performance e títulos nas mais diversas competições esportivas.
O consumidor que busca este tipo de produto tem entre 15 a 30 anos, jovens, que representam 80%, sendo 805 homens e 20% mulheres. Pertencem às classes A e D, e 60% deste publico alvo consomem através de lojas físicas, e 40% em sites.
Segundo Bella, os suplementos mais vendidos são os proteicos, com 60% das vendas, sendo 40% em produtos em pó / 5% líquidos / 15% barras proteicas. Os aminoácidos correspondem a 20%  do mercado (51% BCAA’s / 10% Creatina / 5% L-carnitina). Já os suplementos de pre-treinos 15%, e os suplementos hipercalóricos (ganho de peso) 5% das vendas no mercado.
A ABENUTRI reúne as maiores corporações brasileiras, da suplementação nacional, seja para aquisição de massa muscular, força, perda de peso ou por uma vida mais saudável.  O seu objetivo visa à ampliação de oferta desses produtos, além da ética e de promover treinamentos, palestras, seminários e congressos com ênfase na nutrição e em uma vida saudável. Os seus associados respeitam a legislação, bem como de comercializar produtos registrados e atestados pelos órgãos reguladores brasileiros.

Fotos e Texto: Alexandre Campos MBA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeão Mundial de Fisiculturismo Luiz Otávio Freitas marca presença na Arnold Sports.

Luiz Otávio Freitas - Campeão de Fisioculturismo.

Arnold Sports Festival South America