Em 2019, mercado de
nutrição esportiva poderá crescer 15%.
As marcas que são destaques no mercado nacional da nutrição esportiva.
A informação
é da ABENUTRI, Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais, que
em 2018, somente o setor de Sport Nutrition, uma das quatro divisões deste
mercado vitorioso, que ainda inclui: Wellness, Perda de Peso e Nutrição
Cosmética, faturou aproximadamente R$ 2,24 bilhões, um crescimento de 12% em
relação ao ano de 2017. A expectativa é de 15% em 2019.
Ainda que
tivesse um freio, quando em 2012, este mercado atingiu o pico de 21%, e a
partir dos anos seguintes ocorreu uma redução neste percentual, o presidente da
ABENUTRI, Marcelo Bella, que também ocupa o cargo de CEO da Black Skull,
destaca que existe um avanço em relação ao consumo de produtos deste segmento
de mercado. Ele estima que nos próximos 5 anos, existe a possibilidade de um crescimento
considerável, visto que os consumidores destes produtos, reforcem os seus
anseios por qualidade de vida e melhora nos desempenhos das atividades
esportivas. Ele ainda destacou que, no ano de 2024, com a regulamentação da
ANVISA, aprovada em 2018, que teve a participação da ABENUTRI, veio, através
das suas regras, possibilitar acessibilidade do Target a suplementos seguros e
de alta qualidade. Ele acredita que haverá mais investimentos no Brasil neste
setor, tendo como base a nova gestão político-econômica, o quê vai possibilitar
importações, novas fábricas no país e a compra de mais insumos.
Hoje no
Brasil, existem mais de 11 mil pontos de venda, onde são comercializados mais de 500 marcas pertencentes a 100
empresas, as quais 70 % nacionais e 30 % importadas. Uma diferença monstruosa,
quando comparado ao mercado norte-americano, que fatura algo em torno de US$ 7
bilhões anuais, com a expressiva estatística de 4 mil marcas para revenda e com 100 mil pontos de venda. Os suplementos
e produtos de nutrição esportiva não são esteroides ou anabolizantes. Ao
contrário dos que pensam que não traz benefícios a saúde de quem os consome,
elas ajudam tanto aos atletas e pessoas comum, que buscam qualidade de vida,
alta performance e títulos nas mais diversas competições esportivas.
O consumidor
que busca este tipo de produto tem entre 15 a 30 anos, jovens, que representam
80%, sendo 805 homens e 20% mulheres. Pertencem às classes A e D, e 60% deste
publico alvo consomem através de lojas físicas, e 40% em sites.
Segundo
Bella, os suplementos mais vendidos são os proteicos, com 60% das vendas, sendo
40% em produtos em pó / 5% líquidos / 15% barras proteicas. Os aminoácidos
correspondem a 20% do mercado (51%
BCAA’s / 10% Creatina / 5% L-carnitina). Já os suplementos de pre-treinos 15%,
e os suplementos hipercalóricos (ganho de peso) 5% das vendas no mercado.
A ABENUTRI
reúne as maiores corporações brasileiras, da suplementação nacional, seja para
aquisição de massa muscular, força, perda de peso ou por uma vida mais
saudável. O seu objetivo visa à
ampliação de oferta desses produtos, além da ética e de promover treinamentos,
palestras, seminários e congressos com ênfase na nutrição e em uma vida
saudável. Os seus associados respeitam a legislação, bem como de comercializar
produtos registrados e atestados pelos órgãos reguladores brasileiros.
Fotos e
Texto: Alexandre Campos MBA.
Comentários
Postar um comentário