Arnold Sports Festival South America

Está de volta!

Depois de uma cirurgia no coração, em 2018, e de não poder estar presente ao evento daquele ano. Em 2019 foi diferente. Arnold Schwarzenegger está de volta, cheio de disposição e bastante simpatia.
Ele chegou no dia 12 de abril, pela manhã, e a tarde abriu a “Arnold Sports Festival South América”, considerada a maior feira fitness latino americana. 
Foto: Alexandre Campos.

Desde 2013, ela reúne atletas nacionais e internacionais, além de celebridades e novidades do mercado fitness. Tudo isso espalhado pelos pavilhões do Transamérica Expo Center, na Zona Sul da capital paulista, que  já reuniu, somente no ano passado, sem a presença do “Exterminador”, mais de 83 mil pessoas. A organização do evento espera que seja superada esta marca, e que mais de 85 mil pessoas compareçam a feira. O evento aconteceu de 12 a 14 de abril de 2019, teve 40 modalidades esportivas, dentre elas; Lutas, competições de halterofilismo, jogos de xadrez, e outras modalidades onde homens e mulheres estão engajados em fazer o melhor. E é o melhor que Arnold Schwarzenegger quer para os brasileiros: “Eu amo o Brasil”, disse Arnold, que também destacou a amizade e parceria que tem com Ana Paula Leal Graziano e Felipe Bonilha, sócios do “Exterminador”.

Um evento de Alcance Mundial


O Arnold Sports Festival, além da América do Sul e da América do Norte, acontece também na Europa, Oceania e África. E em sua 7ª edição no Brasil, diversos patrocinadores apostam no sucesso da feira. Eles são: Atlhetica Nutrition, Black Skull e Integralmedica, estes como patrocínio Diamond. O Gold, da Champion e o Bronze da Midway. Além disso, tem o apoio da Secretaria de Esportes de São Paulo/Prefeitura e da Universidade Anhembi Morumbi.



Fotos: Alexandre Campos.

Consumo e opções de compra de produtos e serviços
Esportes, alimentos saudáveis e moda. Os estandes oferecem diversas opções para um público exigente. No que se refere a nutrição e moda fitness, as empresas nacionais e internacionais apresentam novidades e lançamentos. No segmento de equipamentos esportivos (musculação), um pavilhão inteiro é dedicado a ele. 


Brigadeiro é excelente para levantar a moral.



Competidor na Categoria “Supino”, O baiano Erivaldo, de 28 anos, não dispensa um “Brigadeiro”, doce de chocolate, que tem diversos modos de ser preparado, os chamados “Doces Gourmet ou Finos”, que foram destaques na banca de doces da paulistana Dayana. Segundo o atleta, a dica é comer um brigadeiro depois de um treinamento pesado. Para ele: “O brigadeiro é excelente para levantar a moral, uma vez que, o nível de glicose cai bastante depois de um grande esforço físico”.

 E para ajudar ao Baiano e até sugerir uma receita de brigadeiros lights, para a Srta. Dayana. A Vitafor, uma das patrocinadoras do evento, apresenta o seu mais novo lançamento, que é um achocolatado saudável e com baixa caloria, o “LIFE CACAO”.

Segundo a Vitafor, ele é um achocolatado em pó e antioxidante, e como novidade, promete ser um sucesso entre os praticantes de diversas modalidades esportivas.
Vale a pena conferir um produto vegano, com ingredientes naturais, sem corante, conservante e muito menos gordura trans. Outro beneficio é o uso de adoçantes naturais, ou seja, é zero açúcar, o quê traz benefícios ao organismo humano.


Fotos: Alexandre Campos.

A empresária e apresentadora de programas na TV,  Ana Hickmann é garota propaganda da Vitafor. Ela utiliza o LIFE CACAO para manter a boa forma.  Com 32Kcal, a porção deste produto promove qualidade de vida e ajuda a perder peso. É um lançamento da linha Healthy Lifestyle VITAFOR, e está no mercado brasileiro e/ou pode ser adquirido pelo site: www.vitafor.com.br
Só para lembrar: Vegano, vem de quem pratica o veganismo, que é um estilo de vida que exclui totalmente o consumo de qualquer tipo de produto de origem animal. Fonte: www.significados.com.br
Também como novidade, a VITAFOR lança no mercado o V-FORT, que faz parte da sua linha esportiva, e que vai dar um gás extra nos treinos e aumentar o foco do atleta. Segundo a assessoria da marca, o produto é indicado no pré-treino, da corrida à musculação, o quê com a sua fórmula a base de aminoácidos, cafeína, vitaminas e minerais, proporciona maior concentração nos treinos, e aumenta a resistência física de quem treina, e ainda melhora a sua performance. Maiores informações, acesse: www.vitafor.com.br

Em 2019, mercado de nutrição esportiva poderá crescer 15%.


A informação é da ABENUTRI, Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais, que em 2018, somente o setor de Sport Nutrition, uma das quatro divisões deste mercado vitorioso, que ainda inclui: Wellness, Perda de Peso e Nutrição Cosmética, faturou aproximadamente R$ 2,24 bilhões, um crescimento de 12% em relação ao ano de 2017. A expectativa é de 15% em 2019.
Ainda que tivesse um freio, quando em 2012, este mercado atingiu o pico de 21%, e a partir dos anos seguintes ocorreu uma redução neste percentual, o presidente da ABENUTRI, Marcelo Bella, que também ocupa o cargo de CEO da Black Skull, destaca que existe um avanço em relação ao consumo de produtos deste segmento de mercado. Ele estima que nos próximos 5 anos, existe a possibilidade de um crescimento considerável, visto que os consumidores destes produtos, reforcem os seus anseios por qualidade de vida e melhora nos desempenhos das atividades esportivas. Ele ainda destacou que, no ano de 2024, com a regulamentação da ANVISA, aprovada em 2018, que teve a participação da ABENUTRI, veio, através das suas regras, possibilitar acessibilidade do Target a suplementos seguros e de alta qualidade. Ele acredita que haverá mais investimentos no Brasil neste setor, tendo como base a nova gestão político-econômica, o quê vai possibilitar importações, novas fábricas no país e a compra de mais insumos.
Hoje no Brasil, existem mais de 11 mil pontos de venda, onde são comercializados  mais de 500 marcas pertencentes a 100 empresas, as quais 70 % nacionais e 30 % importadas. Uma diferença monstruosa, quando comparado ao mercado norte-americano, que fatura algo em torno de US$ 7 bilhões anuais, com a expressiva estatística de 4 mil marcas para revenda  e com 100 mil pontos de venda. Os suplementos e produtos de nutrição esportiva não são esteroides ou anabolizantes. Ao contrário dos que pensam que não traz benefícios a saúde de quem os consome, elas ajudam tanto aos atletas e pessoas comum, que buscam qualidade de vida, alta performance e títulos nas mais diversas competições esportivas.
O consumidor que busca este tipo de produto tem entre 15 a 30 anos, jovens, que representam 80%, sendo 805 homens e 20% mulheres. Pertencem às classes A e D, e 60% deste publico alvo consomem através de lojas físicas, e 40% em sites.
Segundo Bella, os suplementos mais vendidos são os proteicos, com 60% das vendas, sendo 40% em produtos em pó / 5% líquidos / 15% barras proteicas. Os aminoácidos correspondem a 20%  do mercado (51% BCAA’s / 10% Creatina / 5% L-carnitina). Já os suplementos de pre-treinos 15%, e os suplementos hipercalóricos (ganho de peso) 5% das vendas no mercado.

A ABENUTRI reúne as maiores corporações brasileiras, da suplementação nacional, seja para aquisição de massa muscular, força, perda de peso ou por uma vida mais saudável.  O seu objetivo visa à ampliação de oferta desses produtos, além da ética e de promover treinamentos, palestras, seminários e congressos com ênfase na nutrição e em uma vida saudável. Os seus associados respeitam a legislação, bem como de comercializar produtos registrados e atestados pelos órgãos reguladores brasileiros.

Feira quebrou o record do ano passado, com mais de 85 mil visitantes nos seus 3 dias.




O evento que terminou domingo (14), em São Paulo, levantou R$ 150 milhões em volume de negócios, aumento maior que 30% em relação ao ano passado. O número de visitantes também superou as expectativas, com cerca de 85 mil pessoas (2,5% a mais que em 2018). Informação ZDL – organizadora do evento.

Foto: Alexandre Campos, arquivo.

Só de ver o sorriso do Arnold Schwarzenegger, você deve imaginar a alegria dele. Pois é! Mas ele não tirou a barba! Porém, com certeza a tiraria por causa dos números alcançados em três dias de feira. 



 A participação do público foi maior que no ano passado, e isto refletiu também em representantes do mercado (Logistas, empresários etc). Durante três dias, o Arnold Sports Festival South America recebeu 7.400 lojistas e 1.056 proprietários de academias interessados em visitar os estandes de empresas de nutrição esportiva, equipamentos fitness, serviços, moda e acessórios, o quê representou 10% de aumento, em relação ao ano de 2018
O próximo evento já está confirmado para o ano que vem, e promete ser bem melhor, se não o melhor de todos, já realizados em território brasileiro As datas são: 3, 4 e 5 de abril de 2020, em São Paulo.

Modalidades Esportivas em alta.



Foram 40 modalidades de atividades esportivas, incluindo nelas, atletas deficientes físicos e até jogo de xadrez.
Destaque para esportes como bodybuilding, lutas - caratê, judô, MMA, jiu-jitsu, kickboxing, Mas wrestling (luta russa), sambô (mix de lutas originário da antiga União Soviética) -, luta de braço, MMT, powerlifiting, calistenia (street workout), entre outros. Também há espaço para disputas inusitadas e mais mentais que físicas, como videogame, cheerleaders, cubo mágico, jump rope (pular corda) e xadrez.

Texto e fotos: Alexandre Campos.

Infromação: ZDL.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeão Mundial de Fisiculturismo Luiz Otávio Freitas marca presença na Arnold Sports.

Luiz Otávio Freitas - Campeão de Fisioculturismo.