Arnold Sports Festival South America
Está de volta!
Depois de
uma cirurgia no coração, em 2018, e de não poder estar presente ao evento
daquele ano. Em 2019 foi diferente. Arnold Schwarzenegger está de volta, cheio
de disposição e bastante simpatia.
Ele chegou no dia 12 de abril, pela manhã, e a
tarde abriu a “Arnold Sports Festival South América”, considerada a maior feira
fitness latino americana.
Foto: Alexandre Campos.
Desde 2013, ela reúne atletas nacionais e internacionais,
além de celebridades e novidades do mercado fitness. Tudo isso espalhado pelos
pavilhões do Transamérica Expo Center, na Zona Sul da capital paulista,
que já reuniu, somente no ano passado,
sem a presença do “Exterminador”, mais de 83 mil pessoas. A organização do
evento espera que seja superada esta marca, e que mais de 85 mil pessoas
compareçam a feira. O evento aconteceu de 12 a 14 de abril de 2019, teve 40
modalidades esportivas, dentre elas; Lutas, competições de halterofilismo,
jogos de xadrez, e outras modalidades onde homens e mulheres estão engajados em
fazer o melhor. E é o melhor que Arnold Schwarzenegger quer para os
brasileiros: “Eu amo o Brasil”, disse Arnold, que também destacou a amizade e
parceria que tem com Ana Paula Leal Graziano e Felipe Bonilha, sócios do
“Exterminador”.
Um evento de Alcance Mundial
O Arnold
Sports Festival, além da América do Sul e da América do Norte, acontece também
na Europa, Oceania e África. E em sua 7ª edição no Brasil, diversos
patrocinadores apostam no sucesso da feira. Eles são: Atlhetica Nutrition,
Black Skull e Integralmedica, estes como patrocínio Diamond. O Gold, da
Champion e o Bronze da Midway. Além disso, tem o apoio da Secretaria de
Esportes de São Paulo/Prefeitura e da Universidade Anhembi Morumbi.
Fotos: Alexandre Campos.
Consumo
e opções de compra de produtos e serviços
Esportes, alimentos saudáveis e moda. Os estandes
oferecem diversas opções para um público exigente. No que se refere a nutrição
e moda fitness, as empresas nacionais e internacionais apresentam novidades e
lançamentos. No segmento de equipamentos esportivos (musculação), um pavilhão
inteiro é dedicado a ele.
Brigadeiro
é excelente para levantar a moral.
Competidor na Categoria “Supino”, O baiano Erivaldo, de
28 anos, não dispensa um “Brigadeiro”, doce de chocolate, que tem diversos
modos de ser preparado, os chamados “Doces Gourmet ou Finos”, que foram
destaques na banca de doces da paulistana Dayana. Segundo o atleta, a dica é
comer um brigadeiro depois de um treinamento pesado. Para ele: “O brigadeiro é
excelente para levantar a moral, uma vez que, o nível de glicose cai bastante
depois de um grande esforço físico”.
Segundo a Vitafor, ele é um achocolatado em pó e
antioxidante, e como novidade, promete ser um sucesso entre os praticantes de
diversas modalidades esportivas.
Vale a pena conferir um produto vegano, com ingredientes
naturais, sem corante, conservante e muito menos gordura trans. Outro beneficio
é o uso de adoçantes naturais, ou seja, é zero açúcar, o quê traz benefícios ao
organismo humano.
Fotos: Alexandre Campos.
A empresária e apresentadora de programas na TV, Ana Hickmann é garota propaganda da Vitafor.
Ela utiliza o LIFE CACAO para manter a boa forma. Com 32Kcal, a porção deste produto promove
qualidade de vida e ajuda a perder peso. É um lançamento da linha Healthy
Lifestyle VITAFOR, e está no mercado brasileiro e/ou pode ser adquirido pelo
site: www.vitafor.com.br
Só para lembrar: Vegano, vem de quem pratica o veganismo,
que é um estilo de vida que exclui totalmente o consumo de qualquer tipo de
produto de origem animal. Fonte: www.significados.com.br
Também como novidade, a VITAFOR lança no mercado o
V-FORT, que faz parte da sua linha esportiva, e que vai dar um gás extra nos
treinos e aumentar o foco do atleta. Segundo a assessoria da marca, o produto é
indicado no pré-treino, da corrida à musculação, o quê com a sua fórmula a base
de aminoácidos, cafeína, vitaminas e minerais, proporciona maior concentração
nos treinos, e aumenta a resistência física de quem treina, e ainda melhora a
sua performance. Maiores informações, acesse: www.vitafor.com.br
Em 2019, mercado de
nutrição esportiva poderá crescer 15%.
A informação
é da ABENUTRI, Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais, que
em 2018, somente o setor de Sport Nutrition, uma das quatro divisões deste
mercado vitorioso, que ainda inclui: Wellness, Perda de Peso e Nutrição
Cosmética, faturou aproximadamente R$ 2,24 bilhões, um crescimento de 12% em
relação ao ano de 2017. A expectativa é de 15% em 2019.
Ainda que
tivesse um freio, quando em 2012, este mercado atingiu o pico de 21%, e a
partir dos anos seguintes ocorreu uma redução neste percentual, o presidente da
ABENUTRI, Marcelo Bella, que também ocupa o cargo de CEO da Black Skull,
destaca que existe um avanço em relação ao consumo de produtos deste segmento
de mercado. Ele estima que nos próximos 5 anos, existe a possibilidade de um crescimento
considerável, visto que os consumidores destes produtos, reforcem os seus
anseios por qualidade de vida e melhora nos desempenhos das atividades
esportivas. Ele ainda destacou que, no ano de 2024, com a regulamentação da
ANVISA, aprovada em 2018, que teve a participação da ABENUTRI, veio, através
das suas regras, possibilitar acessibilidade do Target a suplementos seguros e
de alta qualidade. Ele acredita que haverá mais investimentos no Brasil neste
setor, tendo como base a nova gestão político-econômica, o quê vai possibilitar
importações, novas fábricas no país e a compra de mais insumos.
Hoje no
Brasil, existem mais de 11 mil pontos de venda, onde são comercializados mais de 500 marcas pertencentes a 100
empresas, as quais 70 % nacionais e 30 % importadas. Uma diferença monstruosa,
quando comparado ao mercado norte-americano, que fatura algo em torno de US$ 7
bilhões anuais, com a expressiva estatística de 4 mil marcas para revenda e com 100 mil pontos de venda. Os suplementos
e produtos de nutrição esportiva não são esteroides ou anabolizantes. Ao
contrário dos que pensam que não traz benefícios a saúde de quem os consome,
elas ajudam tanto aos atletas e pessoas comum, que buscam qualidade de vida,
alta performance e títulos nas mais diversas competições esportivas.
O consumidor
que busca este tipo de produto tem entre 15 a 30 anos, jovens, que representam
80%, sendo 805 homens e 20% mulheres. Pertencem às classes A e D, e 60% deste
publico alvo consomem através de lojas físicas, e 40% em sites.
Segundo
Bella, os suplementos mais vendidos são os proteicos, com 60% das vendas, sendo
40% em produtos em pó / 5% líquidos / 15% barras proteicas. Os aminoácidos
correspondem a 20% do mercado (51%
BCAA’s / 10% Creatina / 5% L-carnitina). Já os suplementos de pre-treinos 15%,
e os suplementos hipercalóricos (ganho de peso) 5% das vendas no mercado.
A ABENUTRI
reúne as maiores corporações brasileiras, da suplementação nacional, seja para
aquisição de massa muscular, força, perda de peso ou por uma vida mais
saudável. O seu objetivo visa à
ampliação de oferta desses produtos, além da ética e de promover treinamentos,
palestras, seminários e congressos com ênfase na nutrição e em uma vida
saudável. Os seus associados respeitam a legislação, bem como de comercializar
produtos registrados e atestados pelos órgãos reguladores brasileiros.
Feira quebrou o record
do ano passado, com mais de 85 mil visitantes nos seus 3 dias.
O evento que terminou domingo (14), em São Paulo, levantou R$
150 milhões em volume de negócios, aumento maior que 30% em relação
ao ano passado. O número de visitantes também superou as expectativas, com
cerca de 85 mil pessoas (2,5% a mais que em 2018). Informação ZDL –
organizadora do evento.
Foto: Alexandre Campos, arquivo.
Só de ver o sorriso do Arnold Schwarzenegger, você deve imaginar
a alegria dele. Pois é! Mas ele não tirou a barba! Porém, com certeza a tiraria
por causa dos números alcançados em três dias de feira.
A participação do
público foi maior que no ano passado, e isto refletiu também em representantes
do mercado (Logistas, empresários etc). Durante três dias, o Arnold Sports
Festival South America recebeu 7.400 lojistas e 1.056 proprietários de
academias interessados em visitar os estandes de empresas de nutrição
esportiva, equipamentos fitness, serviços, moda e acessórios, o quê representou
10% de aumento, em relação ao ano de 2018
O próximo evento já está confirmado para o ano que vem, e
promete ser bem melhor, se não o melhor de todos, já realizados em território
brasileiro As datas são: 3, 4 e 5 de abril de 2020, em São Paulo.
Modalidades Esportivas em alta.
Foram 40 modalidades de atividades esportivas, incluindo nelas, atletas deficientes físicos e até jogo de xadrez.
Destaque para esportes como bodybuilding, lutas - caratê,
judô, MMA, jiu-jitsu, kickboxing, Mas wrestling (luta russa), sambô (mix de
lutas originário da antiga União Soviética) -, luta de braço, MMT,
powerlifiting, calistenia (street workout), entre outros. Também há espaço para
disputas inusitadas e mais mentais que físicas, como videogame, cheerleaders,
cubo mágico, jump rope (pular corda) e xadrez.
Texto e fotos: Alexandre Campos.
Infromação: ZDL.
Comentários
Postar um comentário